Páginas

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Mantendo a paz entre os gatos

Por Equipe Cão Cidadão

evitar_brigas_gatos

Quanto maior o número de gatos que moram juntos numa mesma casa, maiores as chances de surgirem brigas. O controle do território e a competição pelos recursos como água e alimento são alguns dos principais fatores que podem favorecer as disputas entre os felinos.

As relações de amizade entre os gatos não são constantes – um bichano que era bem aceito no grupo pode passar a ser hostilizado, principalmente depois de um banho ou uma ida ao veterinário, por voltar com um cheiro diferente… Assim como um gato que era atacado pode passar a ser tolerado, se o agressor achar que será difícil expulsar seu “rival”.

A castração

As brigas são mais comuns entre machos não castrados, embora possam fêmeas e animais castrados também possam ser agressivos.

A castração dos animais é muito recomendada por diminuir a agressividade, as disputas por parceiros sexuais e controle do território.

Os recursos e o ambiente

A disposição das vasilhas de ração e água, camas, caixas higiênicas, arranhadores e brinquedos no ambiente, deve ser feita de modo que, nenhum dos felinos possa ter o controle visual de nenhum destes recursos ao mesmo tempo.

Uma dica bacana é que a casa tenha várias fontes de água e os bichanos que não se toleram sejam alimentados separadamente, evitando disputas.

O número de caixas de areia, que devem estar espalhadas distantes umas das outras, deve ser um a mais do que o número de gatos na casa. Assim para 5 gatos devemos ter 6 caixas de areia. Isso porque, um gato mais tímido pode sentir-se intimidado com a presença de outro gato e deixar de usar o banheirinho.

Ferormônios

Ferormônios são odores produzidos por animais que podem influenciar seu comportamento. O F3 (feliway) e o F4 (felifriend) já são sintetizadas artificialmente. São utilizados na forma de aerossóis ou difusores elétricos. Seu principal efeito nos gatos é reduzir o estresse. Em alguns casos, podem ajudar a diminuir a agressividade.

Associações positivas

Outra dica legal é promover a amizade entre os felinos através de associações positivas quando o agressor estiver na presença do bichano atacado, como receber carinho, participar de brincadeiras, ou ganhar algum petisco do qual ele goste muito. Ambos vão associar a presença uma do doutro a coisas legais e tendem a parar com a implicância.

E não tenha pressa forçando as aproximações! Gatos estressados não aceitam alimento e podem até atacar quem está por perto! Nestes casos, reprima sempre as investidas do agressor, com um borrifador ou jato de ar, fazendo com que ele falhe, até que ele desista de atacar.

Texto: Cláudia Terzian (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Nenhum comentário: