Páginas

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Hotéis para cães: como ajudar o animal a se adaptar

Por Equipe Cão Cidadão

hotel_cao

As férias chegaram, malas prontas, passagens compradas, hotel reservado! Mas nem sempre podemos levar nosso cachorro nas viajem de final de ano… Então, o que fazer nesta hora? Deixá-lo sozinho? Jamais!

Se você tem um cão, lembre-se que ele também faz parte da familia. Viaje tranquilo, mas antes garanta que seu cachorro também fique bem. E se não tiver algum parente ou amigo para tomar conta dele, uma boa saída são os hoteizinhos para cães!

Contudo, antes de deixá-lo no hotel, é necessário verificar alguns itens importantes, assim como: acomodações, limpeza, segurança do local, quais atividades oferecidas, etc…

Vacina em dia

Importante: a primeira coisa que você deve verificar é se a carteira de vacinação e de vermífugo esta em dia. Ir para um lugar desconhecido, longe de tudo que é familiar, pode deixar o cachorro estressado e causar uma baixa no sistema imunológico do animal, deixando-o mais vulnerável a doenças. Por isso, é muito importante que vacinas e vermífugo estejam em ordem. Verifique também se ele não esta com pulgas ou carrapatos. Caso seja preciso vacinar o cão, faça isso algumas semanas antes de ele ir para o hotel e, na dúvida, consulte sempre um veterinário de sua confiança pra checar se está tudo bem.

Fazendo as malas…

Quando estiver fazendo as malas do seu cãozinho, além dos brinquedos prediletos dele, mande também um pano com seu cheiro – pode ser um lençol, ou ate mesmo uma camiseta usada. O cheiro do dono e objetos conhecidos ajudam bastante a deixar o cão mais calmo, fazendo com que ele se adapte melhor neste novo ambiente.

E para uma melhor adaptação, outro item importante é saber a alimentação oferecida no hotel. Quando você muda de ração, o organismo do cachorro precisa se readaptar ao novo alimento. O ideal é dar a mesma ração que seu cachorro costuma comer no dia-a-dia. Caso não seja possível, vá trocando de forma gradual, a ração que será servida no hotel com alguns dias de antecedência, para evitar problemas como a falta de apetite, vômitos e desinteria.

E lembre-se: nada de chorar na despedida, Os cães conseguem sentir nossas emoções. Seu cachorro vai pensar: “Por que eles são tão chateados? Isso deve ser um lugar ruim!”. Sendo assim, controle sua ansiedade, aja de forma natural, para não deixar o animal nervoso e apreensivo.

Não se esqueça também de fazer uma visita hotel onde pretende deixar o seu cachorro, confirmar se as condições o satisfazem. Faça isto antes de tomar uma decisão. Procure hospedar o cão sempre no mesmo hotel. Assim, a adaptação dele será cada vez mais rápida e mais gostosa. Alguns cães se mostram felizes quando chegam ao hotel e reencontram pessoas que conhecem. Seguindo estas dicas, você poder aproveitar suas férias sossegado, sabendo que seu cão está curtindo as dele também!

Texto: Karina Prongrácz (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Nenhum comentário: