Páginas

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dicas Pet: Adaptando o filhote em casa

Por Equipe Cão Cidadão

adaptando_filhote_casa

Dúvidas sobre filhotes são muito comuns, principalmente, entre os donos de primeira viagem. E a adaptação de um filhote na nova casa requer muito cuidado e precaução.

Algumas pessoas acreditam que, se deixarem o cachorrinho dormir dentro de casa ou no quarto, por exemplo, ele ficará mal acostumado. Por isso, a maioria dos proprietários acaba defendendo a idéia de que o cão deve ficar pelo resto da vida no mesmo cantinho.

O problema é que esse mito, somado ao estresse da mudança de ambiente, só piora a vida do bicho. Ainda frágil e inseguro, ele pode desenvolver problemas de comportamento ou até contrair uma doença, já que seu sistema imunológico ainda está baixo.

Portanto, ao contrário do que muita gente pensa, o ideal é não deixar o filhote do lado de fora, e sim permitir que ele durma perto de você até adquirir confiança e perceber que a mãe não irá mais voltar. Como já dissemos na Dica Pet anterior: meu filhote sempre chora durante a noite. O que devo fazer?", nas primeiras noites é normal o cão chorar, então é só seguir as dicas dadas para amenizar este comportamento.

E logo, quando notar que o cãozinho já está adaptado ao ambiente da casa e mais confiante, você pode escolher o local onde será a caminha dele e acostumá-lo, gradativamente, ao lugar onde ele deverá dormir.

Nenhum comentário: