Páginas

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Dicas para evitar que os cães destruam os móveis

Por Equipe Cão Cidadão

caes_destroem_moveis

Sofá, pés de mesa e cadeiras, tudo batizado com sinais de mordidinhas? Pois é! Quem tem cachorro em casa sabe bem como é… Mas saiba que a necessidade de roer praticamente tudo é um problema bem característico de filhotes. Nesta fase eles sentem muita coceira na gengiva devido à troca de dentes, e a sensação de mastigar traz alívio. Mas cães adultos também podem manifestar o problema devido à ansiedade, tédio, problemas fisiológicos como verminoses e falta de sais minerais, ou simplesmente porque se tornou um hábito desde que eram filhotinhos.

E como fazer para evitar este comportamento?

Primeiramente, é importante dar ao cachorro muitos brinquedos, e sempre renová-los, para manter o cão interessado. Brinque bastante com ele e com os brinquedos, valorizando bem este momento. A intenção é tornar bem mais legal para o cachorro morder estes brinqedos, que os móveis da casa.

Quer uma dica bem bacana? Coloque alguns brinquedos no freezer! Isso mesmo! O “geladinho” alivia bastante a coceira na gengiva!

E já que uma das coisas mais importantes para o seu cãozinho é a sua atenção, tenha cuidado com as broncas! Elas podem se tornar a fonte de atenção que seu cão deseja. A bronca deve ser desconfortável, seca e pontual. Fale um enérgico “NÃO”, seguido de uma borrifada de água no focinho, por exemplo. Mas se você sair correndo atrás do cachorro, gritando seu nome, isso pode se tornar uma grande brincadeira na visão do filhote brincalhão e ele pode continuar o comportamento errado.

Porém, o ideal é despersonalizar as punições, assim o cão achará desconfortável roer o que não deve, mesmo na sua ausência. Como? Você pode criar “armadilhas” de barulho de forma que toda vez que seu cachorro se aproximar de um local para destruir algo, esse barulho seja ativado. Você vai precisar de uma lata, algumas moedas e um rolo de fio de pesca. Atenção! Calcule bem para que a lata não caia no animal!

Outra dica legal, é aplicar nos móveis que o cão costuma morder um spray amargo, próprio para pets – que pode ser encontrado em pet shops. Este produto não é tóxico e tem cheiro e gosto bem desagradáveis para os cães e ajuda a inibir o animal de se aproximar do objeto onde for aplicado.

Texto: Alida Gerger (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Nenhum comentário: