Páginas

terça-feira, 13 de abril de 2010

Dica Pet: Como lidar com a agressividade felina?

Por Equipe Cão Cidadão

agressividade_felina_2

Educação e prevenção

A educação do gatinho, ainda filhote, é a melhor forma de prevenir a agressividade e inclui socialização, treinos de obediência, limites e dessensibilização.

O filhote até dois meses, durante o período de socialização, estabelece com maior facilidade as relações sociais. Aproveitamos esta fase para ensiná-lo a conviver com outros gatos, cães e pessoas. A obediência e os limites ajudam que ele entenda o que é e o que não é permitido. E, finalmente, a dessensibilização, consiste em acostumar o gatinho a ser manipulado, contido, a sair de casa, a tomar banho, a cortar as unhas, etc.

Embora seja mais fácil educar um filhote, os treinos também funcionam com gatos adultos, melhorando muito a convivência dele com as pessoas da casa.

A castração dos machos também auxilia na diminuição da agressividade, tornando-os mais tolerantes à presença de outros gatos, principalmente outros machos.

A maioria dos bichanos sinaliza quando estão irritados, antes do ataque propriamente dito. Ficar atento a estes sinais pode ajudar a identificar as situações que desencadeiam a agressão e a evitá-las. Estes sinais incluem: abanar o rabo bruscamente, vocalizações como rosnados ou sibilos, colocar as orelhas para trás e dar pequenos tapas com as unhas das patas retraídas.

Não se deve tentar acalmar, nem punir o felino quando identificamos estes sinais. Apenas o ataque deve ser punido fazendo com que ele falhe, ou seja imediatamente interrompido.

Punições

Os bichanos não devem ser repreendidos com broncas diretas, em que o dono olha ou conversa com o animal. Elas podem ter o efeito contrário, aumentando a agressividade do gato ou fazendo com que ele passe a evitar o dono.

Uma boa forma de dar uma bronca num gato, é usando um borrifador de água, direcionando o jato de água para a cara do animal. Ao dar uma bronca, evite olhar para o gato, movimentar o corpo, ou falar com ele. Se um felino se esfrega nas pernas do dono pedindo comida e ataca quando é ignorado, a bronca deve ser dada quando ele se esfrega nas pernas e não depois que ele atacou. Pedir comida miando e se esfregando nas pernas é o comportamento que precede o ataque, e que deve ser inibido. Alimente o gato agressivo em horários pré- definidos e não quando ele pede.

Evite situações que favoreçam o ataque

Alguns bichanos pedem carinho, mas quando são acariciados, logo ficam irritados e atacam. Para que isso não aconteça, a carícia deve durar um tempo pequeno, terminando antes que o gato fique irritado. Recompense-o sempre que ele não atacar.

O mesmo raciocínio serve para os felinos que não gostam de colo e ficam agressivos nesta situação. Quando pegar o gato solte-o antes que ele comece a reclamar e recompense-o.

Evite brincar com o bichano usando as mãos, para que elas não sejam um possível alvo de ataque. Brinque usando fitas, bolinhas ou laser, direcionando o ataque para estes objetos.

Nas situações onde o gato se sente assustado e fica entocado, não tente tirar o animal à força do seu esconderijo. Respeite o medo e a necessidade que ele tem de se esconder, espere que ele se sinta mais seguro e saia sozinho.

Texto: Claudia Terzian (Adestradora e Consultora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Nenhum comentário: