Páginas

sábado, 17 de abril de 2010

Como apresentar cães e gatos?

Por Equipe Cão Cidadão

gato_cao

Sem pressa, para que o cão aprenda a controlar seus instintos de caçador, e o gato aprenda a perder o medo de um de seus potenciais predadores!

Segurança máxima! Para isso, o gato pode estar numa caixa de transporte, o que evita que saia correndo, estimulando uma perseguição por parte cão. E o cão deve estar preso a uma guia, o que vai impedi-lo de assustar o gato com movimentos bruscos.

Vamos começar? A uma distância em que os dois se sintam confortáveis, estimule o relaxamento brincando e oferecendo guloseimas e petiscos. A associação a algo prazeroso enquanto estiverem próximos é muito importante!

Ops! Tolerância zero para o cão! Ele deve ser imediatamente repreendido se for pego intimidando o gato, mesmo se for só com olhares. Cuidado para não assustar o gato!

Pode soltar os dois? Só depois de repetidas sessões, em que ambos ficaram completamente relaxados, distraídos e brincando! Solte inicialmente o gato, abrindo a caixa de transporte e deixando-o sair no tempo dele, sem forçá-lo. Lembre-se: o gato também pode machucar o cão e, caso tente atacar, use um borrifador de água! Mais algumas sessões e, quando ambos estiverem novamente relaxados, alongue a guia do cão. E assim vá aumentando o tempo de treino e variando os ambientes.

A convivência dos dois livres e sem supervisão só deverá acontecer quando estiverem totalmente tranquilos, e isso poderá demorar semanas ou até meses. Por isso tenha paciência para que tudo corra bem!

Importante: o gato deverá sempre ter uma área reservada onde se sinta seguro, com água, ração, local de descanso e seus banheirinhos.

—-

Texto: Alida Gerger

Revisão e Edição Final: Alex Candido e Caroline Zerbato

Nenhum comentário: